A prefeita Margarida Salomão (PT) vai anunciar nos próximos dias mais duas mudanças em seu primeiro escalão. Maria Conceição Aparecida da Costa vai deixar a JFPrev (Juiz de Fora Previdência) após dois anos à frente da autarquia. Ela será substituída por Diogo Fernandes, atual diretor-presidente da Emcasa (Empresa Regional de Habitação de Juiz de Fora), que ainda não tinha sucessor definido até a manhã dessa terça-feira (17).
A mudança vem sendo desenhada há algum tempo. Sem experiência no setor previdenciário, Diogo Fernandes precisava de alguns certificados para assumir a nova função. Ele iniciou o processo ainda no ano passado e somente na última semana conseguiu a alcançar todos os pré-requisitos. A expectativa do Executivo é de que, com sua experiência como assessor de investimentos do BTG Pactual, seja possível avançar na capitalização da JFPrev.
No final do ano passado, Margarida havia feito sua última mudança no primeiro escalão também recorrendo a outra pasta para substituição. Ela trocou, na ocasião, a secretária de Transformação Digital e Administrativa, Ligia Inham, pelo procurador Eduardo Floriano, que atuava no Procon-JF (Agência de Proteção e Defesa do Consumidor de Juiz de Fora (Procon/JF). A advogada Tainah Marrazzo, por sua vez, sucedeu a Eduardo Floriano no órgão de defesa do consumidor.
Por conta da paridade de gênero prometida em campanha, a expectativa agora é de que a prefeita indique um a mulher para assumir a Emcasa. A nova gestora ou o novo gestor será o terceiro a comandar a empresa pública desde o início da atual gestão. Antes de Diogo Fernandes, a arquiteta Lívia Delgado havia exercido a função, sendo deslocada em seguida para Secretaria de Planejamento Urbano.