Conjuntura

Diretoria da Santa Casa será mantida enquanto investigações estiverem em andamento

Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

O conselho de administração da Santa Casa de Juiz de Fora descartou a possibilidade de antecipar a eleição da diretoria executiva responsável pela gestão da entidade prevista para acontecer apenas no final de 2024. O atual presidente do colegiado, o médico Renato Loures, foi afastado de suas funções a pedido do Ministério Público de Minas Gerais por suspeita de desvio de recursos.

Renato Loures é acusado de usar sua função para favorecer as empresas de arquitetura de sua filha e de seu genro com contratos milionários junto à Santa Casa de Juiz de Fora. As investigações envolvem ainda aluguel e reforma de imóvel próprio para a entidade, recebimentos indevidos de honorários médicos, adulteração de documental e recusa em apresentar documentos requisitados pela promotoria.

O Pharol questionou o provedor da Santa Casa de Juiz de Fora, Gláucio Mendes Franco, e o vice-provedor, Padre Renato Alves, em relação às providências a serem tomadas após o afastamento de Renato Loures. Também foi indagado o motivo pelo qual o vice-presidente da diretoria do conselho de administração, Emanuel Rodrigues de Mattos, não assumiu a gestão da entidade.

Por meio de nota, a assessoria da Arquidiocese de Juiz de Fora informou que o estatuto da Irmandade de Nosso Senhor dos Passos prevê que, na ausência do presidente do conselho de administração, o vice assume, o que não aconteceu pelo fato de ele não estar no Brasil. Dessa forma, a função recaiu sobre o diretor-secretário, Padre José Leles da Silva, que teve o nome referendado pelo colegiado.

Questionado quanto ao retorno de Emanuel Rodrigues de Mattos ao país e a possibilidade de ele assumir a direção da Santa Casa de Juiz de Fora, a assessoria não respondeu. Quanto à hipótese de se antecipar a eleição da diretoria executiva, a assessoria informou que o próprio conselho é responsável pela escolha, sendo que, enquanto as investigações estiverem em andamento, não haverá novas eleições.

Como funciona a gestão da Santa Casa de Juiz de Fora

Responsável pela manutenção da Santa Casa de Juiz de Fora, a Irmandade de Nosso Senhor dos Passos é integrada por 100 membros, respeitando o mínimo estatutário de 33 médicos e um representante da Arquidiocese de Juiz de Fora. A entidade hoje é dirigida pelo médico Gláucio Mendes Franco (provedor), o Padre Renato Alves (vice provedor) e a médica Vanessa Maria Paletta Guedes (secretária).

Entre os integrantes da Irmandade de Nosso Senhor dos Passos, são escolhidos 15 membros efetivos e cinco suplentes para comporem o conselho de administração, que é responsável pela administração da Santa Casa de Juiz de Fora. O processo de escolha é feito por meio de uma assembleia geral, sendo reservado um terço das vagas para médicos. O mandato é de três anos, permitida a reeleição.

Na primeira reunião de cada triênio do conselho de administração, são eleitos os membros da diretoria executiva, responsáveis pela gestão da Santa Casa de Juiz de Fora. Seus mandatos também têm duração de três anos. Renato Loures (presidente), Emanuel Rodrigues de Mattos (vice-presidente) e Padre José Leles da Silva (diretor-secretário) foram eleitos em dezembro de 2022 e seguem até dezembro de 2024.

Membros do conselho de administração da Santa Casa de Juiz de Fora:

Efetivos

  • Arnaldo Macedo Villela de Andrade
  • Celma Miguel Mesquita
  • Chafy Bara
  • Emanuel Rodrigues de Mattos
  • Joel Moreira Batitucci
  • Padre José Custódio de Oliveira
  • José Henrique Fonseca
  • Padre José Leles da Silva
  • José Sebastião Pedrosa
  • Luiz Kingma Lanziotti
  • Manoel José da Silva
  • Manoel Teixeira Lopes
  • Paulo Rogério de Rezende Moreira
  • Renato Villela Loures
  • Waltencir Norberto Freguglia

Suplentes

  • Everton Soares Rocha
  • Fernando Mendonça Vidigal
  • Guilherme Sperandio Ventura
  • José Eduardo Araújo dos Santos
  • Vanessa Monachesi Ramos