Holofote

Nova mudança deixa secretariado de Margarida com 17 homens e 12 mulheres

Margarida anunciou a saída de Lívia Delgado da Secretaria de Planejamento Urbano que terá Rafael Ribeiro como novo titular (Imagem: Reprodução/Redes Sociais).

A prefeita Margarida Salomão (PT) anunciou na noite dessa quarta-feira (21) mais uma mudança em seu primeiro escalão. A arquiteta Lívia Delgado deixou a Secretaria de Planejamento Urbano após um ano à frente da pasta. Ela será substituída por Rafael Ribeiro, atual subsecretário da Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas.

Com a mudança, o primeiro escalão da Prefeitura de Juiz de Fora passa a contar com 17 homens e 12 mulheres. Durante a campanha e após a eleição, Margarida havia prometido manter a paridade de gênero no seu secretariado. No início do ano, após a saída de Maria Conceição Aparecida da Costa da JFPrev (Juiz de Fora Previdência), sendo substituída por Diogo Fernandes, o desequilíbrio já havia se configurado.

Em um vídeo divulgado em suas redes sociais, a prefeita anunciou a mudança ao lado de Lívia e Rafael. A saída da arquiteta foi atribuída a uma decisão de cunho pessoal. Já a escolha pelo nome de Rafael, que é engenheiro, foi justificada pela proximidade com a gestão e pelo fato de ter atuado na elaboração do plano de governo. A troca dos nomes deve ser publicada na edição de quinta-feira dos Atos do Governo.

Mantendo a tradição quando o assunto é sua equipe de governo, Margarida voltou a usar uma metáfora futebolística para tratar da nova mudança. Ao terminar de dar boas-vindas ao novo titular da Secretaria de Planejamento Urbano, ela disse que “ainda há muito jogo a ser jogado”.

No ano passado, quando Lívia assumiu a pasta ela havia comentado: “Às vezes, no meio do jogo, é necessário fazer uma pequena mexida no time. Não que nós vamos mudar o plano de jogo, mas um acerto na equipe pode levar a uma qualidade maior nos resultados”. Quando anunciou seu secretariado antes da posse, a comparação foi com a seleção brasileira que disputou a Copa de 1970.