Publicidade
ConjunturaEleições

Como foi o desempenho de Lula, Bolsonaro, Tebet e Ciro nos bairros de Juiz de Fora

O ex-presidente Lula (PT), o presidente Jair Bolsonaro (PL), a senadora Simone Tebet (MDB) e o ex-ministro e ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) obtiveram juntos 98,53% dos votos válidos de Juiz de Fora. Levantamento feito por O Pharol mostra o desempenho de cada um deles nos bairros e distritos do município com seções eleitorais.

Como aconteceu em todo país, Lula e Bolsonaro polarizaram a disputa em todas as localidades do município, com Simone Tebet e Ciro vindo atrás, registrando percentuais abaixo de 5% dos votos válidos. O petista venceu em 96% dos bairros e distritos, enquanto o candidato do PSL conseguiu vantagem em apenas quatro bairros. Seu melhor resultado foi conquistado no Bom Pastor.

Bolsonaro perdeu com menor margem nas regiões Central e Nordeste, puxado pelo bom desempenho conquistado nos bairros Bom Pastor, antigo reduto do PSDB, e Santa Terezinha, que é base do deputado estadual Noraldino Júnior (PSC). De uma forma geral, o atual presidente conseguiu seus melhores índices nas urnas localizadas nas áreas centrais do município.

Lula, por sua vez, mesmo tendo conquistado a lideranças em todas as regiões, registrou percentual abaixo de 50% justamente nas regiões onde Bolsonaro esteve melhor. O petista conseguiu 65% dos votos válidos na zona rural e um média de 56% nos bairros das regiões, Sul, Sudeste e Oeste. Nas demais localidades, ele se manteve acima de 52%.

Na disputa particular entre a terceira e o quarto colocados em Juiz de Fora, Ciro conseguiu superar Simone Tebet apenas em dez localidades. Seu melhor desempenho foi no Marilândia e no Cruzeiro do Sul. A candidata do MDB teve votação muito superior no Santo Antônio, Santa Cruz e São Mateus.

Simone Tebet e Ciro obtiveram melhores percentuais nas regiões onde a disputa entre Lula e Bolsonaro foi mais apertada, que pode estar relacionado ao chamado “voto da terceira via”. O comportamento desse eleitorado no segundo turno e dos eleitores que se abstiveram pode ser determinante para a definição do segundo turno no próximo domingo.

Outro aspecto envolvendo os votos de Simone Tebet e Ciro diz respeito às futuras disputas em Juiz de Fora. Embora a migração dos 23.797 votos da terceira e do quarto colado no primeiro turno não seja determinante para o resultado no município, considerando que a diferença entre o petista e o candidato do PL foi de 45.103 votos, a movimentação vai indicar o novo desenho dos territórios eleitorais.