Holofote

Atraso das federações empurrou Júlio Delgado para fora do PSB

Júlio Delgado está a caminho do PV (Foto: Gabriela Korossy/Camara dos Deputados)

A ideia do deputado federal Júlio Delgado não era deixar o PSB. Com bom trânsito dentro da bancada do partido e na direção nacional, sua pretensão era seguir com os socialistas para a disputa de mais uma eleição.  Mas sem chapa formada em Minas Gerais, era preciso que o PSB mineiro se associasse a outra legenda como federação, sendo o PT sua principal aposta.

Mesmo com o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, tendo se filiado ao partido com o compromisso de ser vice na chapa com o ex-presidente Lula, ainda não há nenhuma garantia de o PSB ingressar na chamada “Federação de Esquerda”, atualmente com o PT, PCdoB e PV. A expectativa das lideranças políticas dos partidos é que ainda seja possível contar com os socialistas.

No entanto, a decisão do Supremo Tribunal Federal de deixar o fechamento das federações atrasar (prazo final será 31 de maio), ultrapassando o período da janela para mudança de partido, complicou tudo para os candidatos. O risco é de o PSB não participar de nenhuma federação, fazendo com que os sejam lançadas chapas puras nos estados, o que, no caso de Minas Gerais, pode ser determinante para não eleger ninguém.

Sendo assim, Júlio Delgado admitiu não haver outra opção a não ser mudar de partido, para garantir que a disputa em outubro seja feita em melhores condições eleitorais. Suas conversas avançaram nos últimos dias com o PV. Ele próprio considerou o partido com caminho natural frente aos seus posicionamentos nos últimos anos. Júlio Delgado esteve na frente parlamentar que analisou os desdobramentos da tragédia de Brumadinho, em decorrência do rompimento de uma barragem de rejeitos de mineração pertencente à Vale.

Em Juiz de Fora, o deputado esteve envolvido nas tratativas para criação do Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora e, mais recentemente, ao lado do deputado estadual Betão (PT), entrou nas discussões sobre Chapéu d’Uvas. O principal manancial de abastecimento de água do município corre risco devido ocupação desenfreada do seu entorno por empreendimentos imobiliários.

Se for mesmo para o PV, Júlio Delgado possivelmente terá como companheira de partido a vereadora mais bem votada da história de Belo Horizonte, com a 37.613 votos, Duda Salabert. Atualmente no PDT, ela já deu indicativos que deve mudar. Recentemente, em suas redes sociais, considerou a possibilidade de ser candidata a deputada federal, e criticou a ausência de “planos sólidos de adaptação a mudanças climáticas e de transição energética”, pauta cara ao PV.